Tipos de Carros – Conheça os Modelos e Características

Tipos de Carros

Existem várias categorias de veículos no mercado. As montadoras costumam classificar os carros de acordo com as suas principais características, como tamanho do conjunto ou do porta-malas.

Os modelos considerados mais simples e baratos, por exemplo, são conhecidos como hatch compactos ou modelos de entrada. Eles podem vir com três ou cinco portas, são pequenos e fáceis de dirigir ou estacionar.

São exemplos : o Peugeot 206, o Corsa, o Palio, o Gol, o Fiat Uno e o Palio, o Ford KA e o Fiesta, o Celta e o Polo. São os mais populares no Brasil, portanto, é muito fácil encontrar peças para eles, como o farol Polo ou a lanterna Peugeot 206; embora possam levar cinco pessoas, eles são recomendados para os solteiros e os casais sem filhos.

Categorias de carros

 

A categoria seguinte é a dos hatch médio e esportivo, maiores que os anteriores e com um motor mais potente, geralmente o flex 1.0, mas, principalmente os médios, oferecem um pouco mais de conforto, melhor acabamento e mais opções; são exponentes do mercado nacional nessa categoria o Vectra 2.0, o Fiat Stilo, o Peugeot 307, o Astra e o Ford Focus.

Outro tipo de carro familiar muito comum são os monovolumes (as minivans e as peruas); alguns podendo levar mais de cinco passageiros; grande espaço interno e uma posição mais alta para o motorista são algumas das suas principais características; as peruas possuem ainda maior versatilidade e também são usadas comercialmente por pequenos empresários e profissionais autônomos.

Os sedãs compactos são uma espécie de melhoramento dos hatch compactos, embora com um porta-malas maior. São considerados bons carros para quem tem uma família ainda pequena; os sedãs médios, por sua vez, são o típico carro de família, com um porta-malas ainda maior e com motores mais fortes; já os sedãs grandes, possuem muito luxo, conforto e espaço; no Brasil, a maioria dos modelos é importada e compradas principalmente por executivos e empresários.

Conheça os carros

Existem ainda os carros esportivos, como as pick-ups, ideais para atividades comerciais ou para aventuras em terrenos difíceis.

Por fim há os carros de luxo esportivos, conversíveis ou não, com grande potência de motor, controle aerodinâmico e motores de muitos cavalos. São exemplos a Ferrari, Maserati e Porsche.

Há automóveis para todos os gostos e estilos, com peças mais simples ou sofisticadas e cores de diferentes tons. Com tantas opções, é só escolher e se divertir.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *